S.T.A.R.T

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Tirando jogos, histórias em quadrinhos foi o que mais se comprou no iPad em 2012!

Isso considerando apenas um aplicativo…

Felipe Vidal


Cada vez mais as editoras de quadrinhos dos EUA estão apostando na venda digital. Fato. Gibis eletrônicos custam o mesmo do físico, mas sem gastos com impressão e distribuição, além de não ter a tiragem como limitação. Se um gibi é um sucesso, vai vender o quanto puder vender e pronto, seja nos EUA ou no resto do mundo. Todos ficam felizes.

Só que ainda é difícil mensurar o quanto as editoras estão ganhando com essas vendas. No mercado físico temos a Diamond, que possui o monopólio na distribuição para o mercado direto, e dá para ter uma ideia do que cada editora e publicação vende. Porém, a lista dos aplicativos de maior sucesso na AppStore em 2012 já começa a nos dar algumas pistas.





De acordo com a própria Apple, o aplicativo Comics (de compra e leitura de gibis da ComiXology) foi o terceiro em arrecadação durante 2012, logo atrás dos jogos DragonVale e Slotmania HD. Aliás, os games dominam a tal lista: entre os 20 em faturamento no iPad e iPhone neste ano, 15 são jogos.

O número é representativo porque o app no iPad não é a única fonte de renda para a ComiXology e as editoras. É possível comprar diretamente pelo site (que é mais interessante e reduz custos, como já falamos no JUDÃO) e baixar no iPad, além de existir o aplicativo para a plataforma Android. Ah, sim: Marvel, DC, The Walking Dead e outros também possuem apps próprios, feitos pela ComiXology, que não entraram na lista porque possuem as vendas mais pulverizadas. Se somarmos tudo isso…

Dá para dizer que um dos grandes negócios para tablets em 2012 foi vender gibis. Isso se não foi O maior negócio para tablets em 2012.

Via Inside Mobile Apps

Nenhum comentário:

Postar um comentário